terça-feira, 30 de outubro de 2012

BORDA FALSA II





Acima o sarrafo da Borda Falsa antes de ser lixado. Primeiro passei a lixadeira elétrica, A PODEROSA, depois foi na mão mesmo, com uma havaiana, branca, a legítima.


Depois de lixada, a Borda Falsa fica muito bonita. Já percebo a impressão de segurança com a presença dela. Várias vezes senti que ia escorregar e cair lá embaixo.
Para a fixação do sarrafo, que tem embaixo 3,5cm, ou seja grosso para fazer curvas, usei uma técnica antiga de telhado: "sangrei" a madeira na parte de fora, ou seja, pequenos corte com a tico-tico na face externa e pronto. Envergou igual a bambú.
Problemas: Quando fui tirar os parafusos provisórios, três acharam que deveriam morar ali. E dá-lhe formão, martelo, serra, até os desajustados sairem. Como não são de inox, não podiam ficar ali.

3 comentários:

  1. Legal Ubiracy, ficou lindão o Baleia. Fixei a borda fazendo os cortes e pressionando com 2 placas de 20kg cada, nao me lembrei dos parafusos, teria sido menos cansativo.

    Abraços,

    JD

    ResponderExcluir
  2. Olá Ubiracy,

    Ontem o Zilmar esteve em casa e aconselhou a diminuir uma borda falsa para pôr um cunho no meio do barco ao lado da coluna do guarda mancebo do meio.
    Isso nao está no projeto mas disse vale a pena alem de servir de suporte para a linha da vida, achei interessante e fiz essa modificação.

    Fica ai a dica.

    Abraços,

    JD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito grato pela dica Jorge. Vou pensar a respeito, pois ainda não fibrei a Borda falsa.
      Abraços
      Ubiracy

      Excluir