sábado, 2 de outubro de 2010

SEÇÃO ZERO E HASTILHAS


Este é mais um marco na construção do Baleia, pois a primeira seção (zero) foi fixada. Dá um sentimento de "estou acabando", mesmo estando no inicio. Para fixá-la, coloquei um pequeno sarrafo no pé, atrás, para servir de gabarito, e outro maior em cima. Após colocar a seção no lugar, percebi que o casco "queria" fechar mais em cima. Coloquei uma cinta, destas de prender moto (com catraca) e puxei até onde deu. Pronto, foi para o lugar. Colei com a massa de filetar da Tubolit, que é muito dura para lixar, mas fica ótimo o trabalho. Agora é entrar no paiol de amarras para filetar por dentro (como?). Nem eu que sou magro! Vamos pensar. Eu já havia fixado os sarrafos do beliche antes de colocar a seção no lugar. Hoje eu não faria assim. deixaria para fixar depois da fibra de canto. Como fala minha sogra, Vivendo e aprendendo e morrendo sem saber. A "véia" e dada a falar umas palavras de incentivo como esta.


Para cortar as Hastilhas com o desenho do fundo é muito simples: corte o comprimento dela, que com um nível de bolha grande é facil achar onde os sete centímetros da hastilhas mais profunda foma plano (parece engenheiro falando!). Depois coloque a hastilha ainda retangular bem na posição dela, ou seja 7cm exatos acima de onde será fixada, já que ainda não está arredondada. Com um sarrafo de 7cm de altura, deslize por todo o comprimento da hastilha apoiando-o no fundo do barco e marcando a cada 10cm sua altura na hastilha. Depois é só unir os pontos que garanto estrá o desenho do fundo nela. Muito simples de fazer, mas de explicar! Se restar dúvidas, me mande um mail, que eu retorno com um desenho explicando melhor.


2 comentários:

  1. Olá Ubiracy,

    Muito bacana este teu método para copiar o fundo do barco para as hastilhas. Boa retomada de trabalho!!!

    Vinicius

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Vinicius.
    Quem sabe não fazemos um encontro em Ilha Bela, do baleia, do Furioso e do Caprichoso. E para não perder a viagem, uma regata dos três.
    Abraços
    Ubiracy

    ResponderExcluir