segunda-feira, 18 de outubro de 2010

HASTILHAS

Tamanho ideal para laminar as Hastilhas.
Obs.: É necessário arredondar as arestas das hastilhas, ou vai dar bolha nas bordas.

Eu realmente achava que colocar as hastilhas e depois o reforço de fibra de vidro ia ser um descanso em relação às outras etapas mais desgastantes. Ledo engano; a posição agachado, quase botando um ovo, fez dos meus joelhos mingal. Primeiro cortei um pedaço grande de fibra (biaxial de 800g/m2 + manta 300g/m2) e tentei moldar de uma vez só. Se eu fosse um polvo e tivesse oito braços talvez eu conseguisse, mas no meio da operação a tesoura cantou mais alto e recortei em tiras, para laminar hastilha por hastilha, com overlap. Fica melhor ainda se dividir em três pedaços por hastilha, gastando mais fibra e resina, devido aos overlaps, porém deixando perfeito o trabalho.


Os reforços centrais, após consulta ao Luis Gouveia, substitui as lâminas de cedro por retalhos de compensado naval de cedro puro (sem túneis). Mais facil de trabalhar e ainda aproveita um monte de retalhos. Após a laminação das madeiras, laminei mais quatro camadas de tecido biaxial 800g/m2.
A primeira impressão é de que suporta a carga da quilha e ainda dá para pendurar minha sogra junto de contra peso.

Um comentário:

  1. Faltou comentar que entre as camadas de fibra, quando ficar de um dia para o outro, é necessário lixar para permitir a união.
    Ubiracy

    ResponderExcluir