segunda-feira, 16 de junho de 2014

RABO QUEBRADO

Lamento informar que levei um tombo ridículo em uma obra e acabei com o cóccix fraturado.
Nada grave, mas com o dever de não avacalhar a recuperação, o médico pediu descanso.
Obs.: estava em treinamento para em outubro ir até o Acampamento Base do Everest. Vou assim mesmo, mancando do rabo.

O ombro, que perdeu status de culpado do atraso da construção do Baleia, até que melhorou bastante.

Nada como um dia depois do outro.

quarta-feira, 16 de abril de 2014

ASA CAÍDA II

Diagnóstico muito ruim: ARTROSE !
Meu ombro, provavelmente devido aos tombos e esforços de lixa, perdeu a cartilagem que separa os ossos, causando atrito e muita dor.
Vou tratar da melhor maneira possível, mas estou bastante preocupado com o cronograma do BALEIA.

Vamos dar tempo ao tempo.

terça-feira, 11 de março de 2014

ASA CAÍDA

Tirei umas férias em Ushuaia e El Calafate e confirmo aqui tudo de bom que havia escutado. Passeio muito legal.

Pouco antes das férias, andei abusando da lixa, e num dia mais animado passei horas lixando e com isso, machuquei o ombro. Coisa pouca, mas não melhora.

Logo volto a ativa para colocar o Baleião na água.

Abraços.

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

RACHOU TUDO!

E não é que o faqueado rachou! Acho que a umidade dele estava muito maior que o clima desértico do meu "estaleiro". Estou tentando salvar, mas acho que vai virar fogueira de São João.

Usando alta tecnologia de fixação provisória (prego), colei os fundos dos armários, encapsulando o forro de lona térmica de telhado e do isopor.

Meia dúzia de pregos em cada face resolveram o problema. Agora é colocar massa nas arestas e resinar. Demorei para decidir fazer assim.

Atrasado mas trabalhando duro.

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

COBRINDO TUDO

Como a face que eu deixei aparente, do acabamento lateral do camarote de proa, estava  cheia de falhas, resolvi queimar mais alguns dias de pura frescura, e revestir com faqueado de cedro. Acho que ficou bem melhor agora.

Vamos em frente.


terça-feira, 21 de janeiro de 2014

BATENDO O PONTO

Apenas para garantir que estou na ativa, aproveitei o final de tarde para resinar as laterais do camarote de Proa (fora do lugar é mais fácil) e colar mais um acabamento em faqueado, do outro lado que faltava.

Vamos em frente.

domingo, 19 de janeiro de 2014

"QUARTO DA CAROL"


Cortei e colei um faqueado de cedro nesta lateral, que mostrava a fibra de reforço, com cola branca. Vamos ver se fica.


Faqueado é este rolo de madeira bem fina.

"Cortei, mas não vou colar agora", a outra lateral. Tem final do futebol americano.

PS.: Cortei também as duas laterais da cama. Fiz o molde com a lona de proteção térmica que será aplicada. Com duzentos e quarenta e sete ajustes, ficou perfeito.

Amanhã tem mais. Abraços.

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

ROSA NO LUGAR


Colei o faqueado no lugar e depois montei e colei, com alguns ajustes, a Rosa dos Ventos, no "quarto da Carol". Deu um trabalhão, mas valeu a pena. deu um charme ao local.

UHUU AHAA O BALEIA QUER NADAR.

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

FAQUEADO DE CEDRO

Decidi substituir o acabamento da face de proa do camarote frontal, de massa pintada para um faqueado de cedro (placa finíssima de cedro colada). Tirei o molde com uma lona de alumínio usada em telhado (sobra de obra) e cortei o faqueado utilizando um estilete e uma régua metálica.
Para dificultar ainda mais a missão, resolvi me aventurar em marchetaria e cortei uma rosa dos ventos. Usei Cedro no fundo, Mogno e uma madeira clara (a verificar e informar o nome).
Claro que deu muito trabalho (de corno). As pecinhas pequenas tive que cortar novamente, pois é mais fácil, para quem não tem habilidade como eu, cortar as partes mais longas das peças no sentido das fibras da madeira. Agora colar tudo é outro problema que deixarei para um dia, acompanhado de uma cerveja caseira minha.

 
 
 
 
 
 
 

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

DETALHE

Comprei esta ferramenta para abrir um furo para o corpo do parafuso e um maior para esconder a cabeça do parafuso. o arremate será esta pecinha de ´plástico usualmente utilizada em móveis.
Acho que ficou legal.

Hoje foi dia de colocar as peças prontas no lugar para tirar rebarbas de fórmica.

E vamos em frente, que já tenho 51 anos e segundo o Jorge "FURIOSO", já estamos atrasados para velejar.

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

MAIS ARMÁRIOS

Se tem uma coisa que eu gosto é juntar tranqueira e fazer bagunça. Olha o estado do "estaleiro". Mas dá para ver no meio de tanto sarrafo, banco de prancheta de desenho, rolos de fibra de vidro, algumas faces dos armários com os detalhes das portas em meia esquadria (sick!).Finalizei esta etapa de colar cantoneiras de madeira. Agora vou começar a prender no local, ainda que de forma provisória, pois tenho que fazer a elétrica e hidrosanitária. Pensei em usar uns pregos!

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

VAMOS AOS DETALHES

 
Final de tarde produtiva. Colei com tipo "SUPERBONDER" as cantoneiras de madeira nos buracos das portas dos armários de proa, o famoso "camarote da Carol".

Cortei em meia esquadria (cuspariu como é difícil), dei duas demãos de resina epóxi e lixa. Depois vou passar mais uma demão de acabamento. Se não acharem que ficou bonito eu afundo a embarcação (UHUU).

Coloquei no lugar só para animar e tirar as rebarbas. Nas laterais vou colocar duas placas de compensado fino e penso em "amarrar" um colchonete nas laterais para servir de esbarro. Vamos ver.

Para quem achava que a obra estava parada, vai ter que ter disposição para acompanhar o blog.

sábado, 4 de janeiro de 2014

TÉCNICA ANTIGA APLICADA

 Aproveitei a temperatura amena em Macaé, perto dos 40ºC, e colei os sarrafos que vão servir de apoio para o acabamento.

 Pensei em um monte de maneira, mas usei a antiga Técnica do Prego e Martelo. Pois é, parece até brincadeira, mas não havia como segurar os sarrafos no lugar enquanto a cola curava. Parafuso não ia ser fácil, pois tem uma camada grossa de fibra de vidro por dentro e perfurar com parafuso não é fácil. Prego provisório foi moleza.

 Depois cortei e apliquei uma camada de isopor de 2cm de espessura e mais uma camada de isolante térmico de telhado, com espuma de um lado e alumínio do outro. Se não ajudar contra o calor externo, nada vai ajudar. Depois vou cortar uma camada de compensado bem fino de cedro puro e fechar tudo.

Aproveitei o dia ainda para dar mais uma demão nas cantoneiras de madeira que vou usar para acabamento dos armários. Não queria frescura no barco, mas acabei cedendo a uma pequena boiolagem disfarçada.

Começando o ano com gás total.