sábado, 27 de novembro de 2010

TUBO TELESCÓPICO II


O primeiro furo no casco do Baleia foi logo um rombo de 110mm de diâmetro para passagem do tubo que vai abrigar o eixo vertical do leme. Esta operação dá um pouco de receio, pois para deixar na vertical o tubo não é facil. Vamos torcer para ter ficado, senão teremos um leme cambeta. Na primeira foto o tubo de madeira envolvendo o de PVC e fibra, preechido com massa de filetar, que acabou, continuei com massa de resina e pó de lixa, que acabou e continuei com massa de colagem e serragem grossa. O epóxi é realmente maravilhoso :)

3 comentários:

  1. Parabens Ubiraci!
    Belo trabalho,com certeza o BALEIA vai ficar muito bom!
    Dimas

    ResponderExcluir
  2. Caro Ubiraci
    Voce deixou um gargalo de tubo de pvc fibrado para fora do quadrado de madeira para servir de guia no furo de 110 mm que vc fez no casco?Pergunto isso porque logo mais chegarei nessa etapa e quero utilizar o mesmo processo que voce fez.
    Abraço
    Dimas

    ResponderExcluir
  3. Caro Dimas,
    Se fosse repetir a operação de forma correta, eu faria a bucha primeiro e com um eixo de mesmo diâmetro do leme utilizaria como gabarito vertical. Sim, eu deixei passando uns 10 cm abaixo do casco para depois cortar e aparelhar. Deixei biselado também o casco para caber massa e chumbar, como se fosse soldar.
    Abraços
    Ubiracy

    ResponderExcluir