sábado, 31 de julho de 2010

SEGUNDA CAMADA DE FIBRA


Ontem laminamos a segunda camada de fibra de vidro interna. Deu um trabalhão para laminar em cima da camada de vidro já aplicada, mas o resultado foi bom.
Utilizei novamente tecido unidirecional de 600 g/m2 no casco, que com a compra que eu fiz, não sobrou nem 10 cm para remédio. Para o reforço utilizei tecido biaxial 500 g/m2 (5 camadas = 2,5 kg/m2). Nas 3 primeiras camadas fiz os recortes conforme projeto, mas nas duas últimas achei melhor aplicar um retângulo. A proa fica cheia de camadas de vidro, interna e externamente, conferindo ao Baleia um focinho de furar encouraçado.
O "Caprichoso" utilizou este tecido biaxial para o casco todo. Agora eu entendo como eles foram tão rápidos e com acabamento excelente após fibrado. É muito, mas muito mais fácil laminar este tecido, e não precisa ficar segurando igual a um polvo para não escorregar. Como não existe uma trama entre as camadas, mas sim uma costura finissima que mantem o tecido unido, o acabamento é muito melhor. A diferença está na necessidade de overlap, que no unidirecional não necessita lateralmente. Acho que se fosse fazer novamente o Baleia, utilizaria biaxial e não unidirecional.
Uhhu ahha, o Baleia quer nadar.

2 comentários:

  1. Ola Ubiracy, excelente dica. Hoje fui atras dos tecidos. Nao conseguia cortar o unidirecional de tao mole que ele é, realmente é muito ruim, agora entendi quando disse que havia passado stress na laminação hehehehe. Estou vendo o biaxial ja com manta. Logo estarei fazendo essa bagunça toda.

    Abraços,

    Jorge Dias

    ResponderExcluir
  2. Caro Jorge,

    Para o casco você deve usar o sem manta, que seria o combinado. A manta só entra na última camada para servir de sacrificio na hora de lixar e dar um acabamento melhor. Para cortar o unidirecional melhor colocar uma fita crepe antes. No biaxial não coloque a fita pois ela estraga toda a trama de costura quando tirar.
    Abraços
    Ubiracy

    ResponderExcluir