Ontem laminamos a segunda camada de fibra de vidro interna. Deu um trabalhão para laminar em cima da camada de vidro já aplicada, mas o resultado foi bom.
Utilizei novamente tecido unidirecional de 600 g/m2 no casco, que com a compra que eu fiz, não sobrou nem 10 cm para remédio. Para o reforço utilizei tecido biaxial 500 g/m2 (5 camadas = 2,5 kg/m2). Nas 3 primeiras camadas fiz os recortes conforme projeto, mas nas duas últimas achei melhor aplicar um retângulo. A proa fica cheia de camadas de vidro, interna e externamente, conferindo ao Baleia um focinho de furar encouraçado.
O "Caprichoso" utilizou este tecido biaxial para o casco todo. Agora eu entendo como eles foram tão rápidos e com acabamento excelente após fibrado. É muito, mas muito mais fácil laminar este tecido, e não precisa ficar segurando igual a um polvo para não escorregar. Como não existe uma trama entre as camadas, mas sim uma costura finissima que mantem o tecido unido, o acabamento é muito melhor. A diferença está na necessidade de overlap, que no unidirecional não necessita lateralmente. Acho que se fosse fazer novamente o Baleia, utilizaria biaxial e não unidirecional.
Uhhu ahha, o Baleia quer nadar.