quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

TRINCANIZ

Detalhe do Trincaniz de bombordo ainda sem colar.

Notar a emenda em ângulo, da mesma maneira que as utilizadas nos strips do casco. O Trincaniz um sarrafo de 2,5 cm x 4 cm, aparelhado, que percorre o barco todo na união do casco com o convés.
A esquerda a famigerada serra circular que fiz de vergalhão de obra soldados. Esta ferramenta deve ser manuseada com extremo cuidado, mas para serrar os infinitos sarrafos, não tem melhor. Depois é só passar no desengrosso para deixar bem acabada.
Achei melhor começar a colocar a estrutura do deck, para liberar umas etapas encalhadas, como armários, que já estão com as peças cortadas, apenas esperando ajuste final.
O acabamento dentro dos armários e nas partes escondidas será Galverette + Epa e o aparente ainda não sei. Já dá para afirmar que colocar massa no camarote de proa foi perda de tempo, pois quase nada fica aparente e o que fica, melhor colocar um forro de compensado fino, como no Sirius, que fica mais bonito e prático.

2 comentários:

  1. Grande Ubiracy,
    Esse barco vai de vento em popa hein! Essa fase até pode dar mais trabalho mas dá um ânimo imenso não? Se ja estou assim vendo as fotos do Baleia imagine quando o Furioso chegar ai hehehehehe.
    E eu aqui,,,,, lixando, lixando, lixando.

    Abraços,

    Jorge Dias

    ResponderExcluir
  2. Caro Jorge,

    A etapa que você está, mesmo um pouco (muito) trabalhosa é a mais importante para o desempenho do barco e vale a pena se dedicar bastante a ela.
    Logo você estará na mesma etapa que o Baleia, pois estou indo com calma, curtindo cada pedacinho do trabalho.
    Abraços
    Ubiracy

    ResponderExcluir