quarta-feira, 28 de novembro de 2012

FURADO O IMPOSSIVEL




Ferro quente, mandril flexivel, furadeira angular e outras soluções diabólicas para o furo do tinhoso. Nada disso. Seguindo meus "instintos mais primitivos", onde eu era gentilmente conhecido como "prego e martelo", arranquei a madeirinha que fazia reforço do convés em cinco minutos e tive o acesso quase perfeito para a parafusadeira furar. Quase, pois se furasse tudo de cada lado, ficaria em um ângulo e ai, só entortando o parafuso. Furei um centímetro de cada lado com a broca de 8mm e o resto com uma broca bem mais fina e fui "arrombando" o buraco. Quando faltava pouco, usei um parafuso cabeça chata e fui com carinho, batendo e rodando. Vez por outra usava uma broca com as mãos, que comia mais um pouquinho. Usei também a serrinha da tico-tico, com as mãos. Fui cortando, arrombando, empurrando e está ai o resultado. Parafuso no lugar.
Falta só do outro lado, mais duas horas de agonia.

Sorte que a amostra de digital para renovar a carteira de motorista foi hoje, pois os dedos estão arrebentados.

terça-feira, 27 de novembro de 2012

FURANDO NO IMPOSSIVEL

 Como a furadeira não caberia mesmo, usei a parafusadeira, que é menor, para fazer alguns furos. O primeiro foi o mais dificil, pois colocar a máquina em esquadro não é nada facil, mas deu certo. Os outros foram acontecendo.

Até que sobraram dois. Um deles, o da esquerda superior, até que tem chance de dar certo, mas o outro, só com ajuda divina. Tenho uma micro parafusadeira que tinha grande possibilidade de dar certo. Morreu sem conseguir fazer cosquinha na parede blindada de tanta fibra.
Ai apareceu o Ataliba, meu fiel escudeiro, que depois de esmagar o dedo em uma das minhas faceadoras (laboratório de concreto), no mês passado, anda tirando onda de capitão gancho, com um arame em forma de anzol saindo do dedo mal educado; olhou e deu umas duas idéias; duas, e eu já estava esgotado de tanto pensar.
A que melhor me pareceu e ainda vou tentar é aquecer um ferro até ficar vermelho e "furar queimando". Claro que vou deixar um extintor de incêndio ao lado.
Vamos em frente.

sábado, 24 de novembro de 2012

BRANDAIS

Abri os rasgos no convés para colocação das chapas de inox que vão segurar os cabos dos mastros (fusis dos brandais). Por dentro do barco fiz dois furinhos (broca de 5mm) para dar uma guia por cima. Risquei, furei com broca de 10mm os extremos e cortei, sem muita coragem, os rasgos. Minha sugestão é cortar primeiro a face colada a fibra. Como a serra não corta facil fibra de vidro, e ela vai escorregando pela face, ficando bem alinhada. Colocar uma lâmpada por dentro ajuda a se guiar também, como na foto, que usei uma lâmpada de "emergência", de LED; desta baratinhas que vende em qualquer loja, usadas em escadas de edifícios.
Não dei muita importancia para o local exato dos guarda mancebos! Acabou ficando coladinho na chapa. Vamos "adequar" depois.

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

INOX

Comeceia a cortar a base do trilho da Genoa. Seguindo indicação do Marcos Delamare (Estaleiro Estrutural de Cabo Frio), vou fazer a base elevada desde a lateral e arredondar nos cantos.


Chegaram as poucas peças de inox que mandei fazer. Ficaram ótimas. Agora é a tarefa de furar em "espaço confinado".

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

MAIS DETALHES

Esta é a porta de entrada móvel. Fiz com duas folhas de compensado #9mm e sarrafos de 2cm x 4cm. Aproveitei e forrei com isopor.

 A porta corrediça, coloquei uns sarrafos laterais de 1,5cm x 2cm, forrei com isopor e cortei uma placa de compensado #5mm para forro.

No paiol de amarras utilizei sarrafos de 2cm x 2cm nas laterais e placa de compensado #9mm, a ser fibrada. Seguindo orientação do Marcos Delamare, que me fez uma visita ontem, vou abrir uma "boca" em cima e colocar uma proteção em fibra redonda, para evitar entrada de água. Sugeriu também colocar drenos dos dois lados do paiol. Eu havia feito de um lado só.

Aqui os sarrafos que vão segurar a porta móvel, ainda só apontados. O sarrafo horizontal inferior me pareceu, e confirmado pelo Marcos, baixo. Vou trocar por um mais alto, para evitar entrada de água.

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

COLANDO

Como o sol apareceu, decidi colar tudo o que dava.
Corrigi o alinhamento das vigias laterais e colei os colares em compensado #9mm. Fixei com muitos parafusos provisórios. Depois é arredondar e filetar, para poder fibrar.

A escada tive de colar em partes, pois não queria deixar parafusos provisórios para trás. Deixei ligeiramente caindo para popa.

O "telhado" de entrada apenas colei as peças, sem fixar no barco, pois tenho que fazer um reforço por dentro, para poder arredondar depois.

"Dias de luta, dias de glória".


sexta-feira, 16 de novembro de 2012

ESCADA

 Aproveitei para cortar e apontar as peças do primeiro degrau da escada.

Vou deixar ligeiramente caindo para popa para evitar acúmulo de água na porta.
Agora é colar, filetar, resinar, fibrar, lixar, emassar, lixar, emassar, lixar, Galverette, Epa, lixar, lixar, lixar mais um pouco e pronto; só falta colocar o piso antederrapante e pintar. Simples assim.


MAIS DETALHES

Para garantir que o "telhado" fique com a mesma curvatura da porta de entrada, fixei uns sarrafos na linha de centro dela. Quando apoiei o teto, fez uma curva bonita.

Aqui uma pequena modificação do projeto, que acredito, vai combinar com a falta do parabrisa lá na frente da cabine (outra modificação - aprovada pelo Cabinho). Para cortar o compensado ( #9mm), risquei e cortei um molde de papelão. Perfeito.

Aqui a estrutura toda ponteada. Depois de colada, vou arredondar tudo com a super lixadeira de cinta. Na conecção teto x parabrisa vou colocar um reforço, para permitir o arredondamento.

E vamos em frente.

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

SEGUINDO EM FRENTE

Como a chuva deu uma trégua, aproveitei o happy hour para colar a porta deslizante. Sobrou resina, misturei com pó de lixa + micro esféra de vidro (acabou o Aerosil) e fiz uma plástica no nariz do baleia. Depois, quando eu fixar o treco que segura a âncora, faço uma cirurgia plástica fina.

Fibrei também a mesa da gaiúta grande e resinei a mesa da pequena. Fim de tarde produtiva.

Pergunta: a gaiúta abre para frente ou para trás? Para frente entra além da brisa refrescante, uma onda inteira. Para trás, protejo das ondas, mas evito o ventinho. Esta é uma pergunta de quem nunca teve barco e navegou muito pouco para reparar isto.

UHUU AHHA O BALEIA VAI NADAR.

GAIÚTA DE ENTRADA

Como a chuva não passa, aproveito para adiantar os cortes de madeira. Aqui a parte superior deslizante da Gaiúta de entrada. E não é que desliza mesmo?
 Os dois sarrafos laterais é para o "telhado" da gaiúta, que vou tentar arredondar o "parabrisa", aproximando do que eu fiz no teto do barco.
Espero que o Cabinho aprove estas pequenas mudanças na obra de arte dele, que é o projeto do SAMOA 28.

terça-feira, 13 de novembro de 2012

DETALHES

Cortei as mesas das Vigias laterais (seis) e mais uma para o Camarote de popa. Depois vou lixar e arredondar as laterais para fibrar no local.


Esta é a gaiúta menor, já fibrada e lixada. Ajustei os parafusos no local para preencher a cavidade com resina. Ficou muito boa. Após as chuvas, vou fibrar a maior da mesma maneira.

Gaiúta: uma janela para o mundo.

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

GAIÚTAS II

 Mesas das gaiútas superiores fixadas e filetadas. Depois vou lixar, arredondar o topo e fibrar. Achei mais prático utilizar a própria gaiúta como gabarito, mas como não protegi com plástico, foi uma dificuldade a mais fixar sem sujar o metal.
Na gaiúta de entrada, resolvi fibrar o trilho, pois me pareceu que um cunhado pesado, iria pisar ali um dia e quebrar. Agora é lixar e colocar massa, e lixar até ficar bem liso; depois Galverette, EPA, lixa e tinta. Facil como tirar doce da boca de uma sogra.

domingo, 4 de novembro de 2012

GAIÚTAS

Colocar fórmica não é tarefa facil, mas quando se coloca corretamente, com a cola bem "esperada', para tirar, só com formão e martelo. Este pedaço da entrada da cabine ficou me aguardando resolver se tiraria a fórmica aplicada, já que não devia ter mesmo. Tirei e apliquei fibra de vidro, pois é um parte exposta.

 Comecei a fazer a Gaiúta de entrada. Parece facil no projeto, bastando cortar meia dúzia de sarrafos, mas montar, em nível, alinhada e funcionando bem, vai dar trabalho. Para abrir o rasgo no sarrafo, calibrei a altura da serra circular, passei duas vezes e retirei o excesso com formão.

 Montei um quadro provisório para garantir que tudo não sairia do gabarito na hora da colagem. Como o barco não é plano, coloquei pequeno sarrafos com cola de pó de lixa + Aerosil e fixei tudo. Quando fui conferir o nivel na transversal, estava estranhamente perfeito, de primeira. Estranho!

Como não dava para avançar mais na Principal, comecei a fazer a "mesa"das outras gaiútas. O problema é alinhar e nivelar tudo. Vou colar só quando a chuva que chegou, permitir.

E vamos em frente.