segunda-feira, 23 de julho de 2012

RESINA I



Com três quilos de resina dei a primeira demão após lixar a fibra. Antes da resina soprei com o compressor batendo, mais de meia hora. Um barulho infernal, mas ficou bem limpo.
Já estava com saudade de limpeza no barco.
Semana passada os projetos e obras não me permitiram avançar, mas esta semana vai render.

E vamos em frente.

quarta-feira, 11 de julho de 2012

FIM DE FIBRA - LIXADA

Terminada a deliciosa tarefa de lixar fibra de vidro. Melhor que isso só a sogra te pedindo dinheiro para comprar pinga no cospe grosso da favela.
Para fazer o arredondado da quina, basta movimentar a lixadeira de cinta em "vai e vém", no sentido longitudinal, mudando ligeiramente o ângulo. Se passar na transversal, vai arrebentar a cinta e cavar um buraco.


Ao fundo repousa alegremente a melhor ferramenta de um construtor amador: a poderosa lixadeira de cinta. Esta não é a primeira e já está com a alavanca de troca de cinta quebrada. Eu ainda tenho a outra quebrada para canibalizar a peça, mas não tive paciencia ainda e desenvolvi um método de colocar a cinta sem abrir a alavanva e nem tirar um dedo fora. Com lixadeira desligada (já fiz ligada também, mas é sinistro), encaixa a cinta na frente e encosta no rolo de rotação. Liga a máquina com uma das mãos e com a outra empurra a cinta que roda e ameaça te fazer um estrago nos dedos.

AVISO: NÃO TENTE FAZER ISSO EM CASA SEM BEBER UMAS DUAS CERVEJAS ANTES, PORQUE VAI DOER.

Acho que já posso comemorar o final da fibra de vidro estrutural do Baleia. Agora é só detalhes de acabamento dentro.

Um bom Cabernet Sauvignon vai alegrar ainda mais meu coração hoje.

UHUU AHAA O BALEIA VAI NADAR.

terça-feira, 10 de julho de 2012

FIM DE TARDE PRODUTIVO

Terminado a lixa por cima. Fica faltando o overlap lateral, que vai dar bastante trabalho, pois além de ser redondo, fica em uma posição dem chata.

Vamos ver amanhã.

"IMPOSSIVEL É O QUE AINDA NÃO FOI TENTADO."

LIXANDO O CONVÉS

 Olha a quantidade de pó de fibra que estou juntando. Claro que a foto aumenta um pouco, mas só um pouco.
Ontem consegui lixar boa parte do convés, na proa e meio. Na próxima vou partir para a popa. Estou ansioso por ver com a massa lixada.

E vamos em frente.

sábado, 7 de julho de 2012

ENFIM FIBRA


Com a valiosa ajuda do meu sobrinho e parceiro de mergulho Iago, pude terminar de fibrar o Baleião. Aproximadamente 36 kg de resina Tubolit 9100 Standart em várias etapas, com duas camadas de manta de 450 g/m2.
Resultado: não poderia ter ficado melhor. Nenhuma bolha para corrigir, apenas overlaps a serem lixados antes da massa. Na verdade lixar o convés todo. E dá-lhe coceira de pó de vidro.
Não tenho mais uma canoa, é fato. Agora é partir para o acabamento externo, que espero concluir até dezembro/12, e no ano que vém, fechar a parte interna leme e quilha.

terça-feira, 3 de julho de 2012

A FIBRA CONTINUA


Depois de um domingo bem trabalhado para fabricar a primeira cerveja, uma Belgian Gold Ale, ao lado da minha querida filha, voltei a fibrar as costas do Baleia. Estou fazendo de pedaço em pedaço, lixando os overlaps. Trabalhoso, mas em suaves prestações livre de estresse.

Depois conto como foi a degustação da cerveja daqui a um mês.
www.gartenbier.blogspot.com.br