quarta-feira, 30 de maio de 2012

JANELAS PARA O MUNDO



Cortei parte das aberturas que servirão de vigias fixas.
Adotei a idéia do Iago, meu sobrinho (que não ajuda a construir o barco, mas gosta de ficar dando opinião), e cortei um desenho baseado na vigia do trocador e wc. Por fora não aparecerá, pois o acrílico escuro vai esconder as aberturas, mas por dentro deu um charme as aberturas iguais. Ainda não decidi sobre a abertura que fica mais a frente.
Depois vou fazer uma moldura de madeira maciça em volta da abertura, encher o espaço de isopor e fechar com uma folha de compensado fino.

Quem acompanhar verá.

UHUU AHHA O BALEIA VAI NADAR.

segunda-feira, 28 de maio de 2012

ADOÇANDO OS CANTOS

Com a desempenadeira gritando, desbastei os cantos, para em seguida, com a lixadeira, arredondá-los, para preparar para a fibra. Sempre tem um detalhe para adiantar antes.
Decidi fibrar antes de fazer o envelope de entrada. Acho que vai ficar mais facil de fibrar e mais resistente também.
Sem fotos, mas ainda vale o comentário: após cortar o buraco das gaiutas, estou colocando por dentro sarrafos de 4x2 para dar acabamento em toda a volta. Depois vou tentar fazer um encaixe para o forro, de modo que em volta das gaiutas o forro não saia. Vamos ver (ai com fotos).

quarta-feira, 16 de maio de 2012

PORTA DA CAVERNA


Sabia que iria dar muito trabalho a porta de entrada. Cortei as peças e começo a ajustar no local. Como a superfície não é plana e as peças deslizam em um plano, não pode haver erro.

"Colchões Piedade, o colchão que fala a verdade; Galeria Silvestre, a Galeria da Luz" - Rádio relógio informa a hora certa * * * hora de velejar.

terça-feira, 15 de maio de 2012

GAIUTAS

E o medo de cortar errado! Quando a serra tico-tico corta os vaus, parece que vai quebrar depois, mas é tão forte que nem se abala.
Cortei o teto para o ajuste das gaiutas, mas para isso é necessário desmontá-las antes, tirando quatro clips, que na verdade só veio em uma delas. Usei o de uma para desmontar a outra. Com a parte do apoio da gaiuta, fazemos riscos de corte e cortamos, com o coração na boca. Acho até que não ficou perfeito, mas perfeição para quem? Depois ajusto.

Preciso acelerar a obra, pois o laboratório de concreto quer crescer e o Baleia está empatando o espaço.

E vamos em frente.

sábado, 5 de maio de 2012

VIGIA I

Primeira vigia (de popa) no lugar. O acabamento destas peças são perfeitos, dando uma impressão de que vai ficar bom depois de pronto.

A obra continua, porque "o tempo não para, não para não".

JANELAS

Chegaram as gaiútas e vigias do Baleia. Agora é partir para a mesa de apoio para liberar a fibra.

Eu havia cometido mais um erro ao colar a lateral da cabine com 9mm. Após consulta ao Luis Gouveia, decidi cortar e colar mais uma lateral de cada lado, totalizando os 18mm de projeto. Segundo Luis, isso dará mais inércia ao apoio da janela, evitando deformações e consequentemente entrada de água na cabine.

Mais uma baixa nas ferramentas; a poderosa lixadeira, que após um descuido meu em deixar a cinta da lixa esbarrar na máquina, foi literalmente cortada ao meio. De tanto roçar, foi comendo a base plástica até quebrar. E vamos às compras.

Sempre me perguntam quanto eu já gastei até aqui. Mais de mil e menos de um milhão. Se ficar somando, o sujeito desespera...melhor não saber. Vai gastando o dinheiro da sogra e pronto. Depois podemos ainda pedir ao governo o "cheque veleirão" e o "bolsa marina", que tudo se resolve.