domingo, 29 de abril de 2012

REFORÇO DE POPA


Aproveitei para colar o reforço de popa. Antes fiz os furos nas laterais para passagem da mangueira de gás.

Como fica bonito o cedro recém impregnado com espátula. Esta técnica consiste em passar um pouco de resina na parte mais alta, para se aproveitar da gravidade, e ir passando a espátula (daquelas brancas de passar massa, bem flexivel), um pouco inclinada para que o excesso fique para a próxima passada. Pouca resina rende muito e dá um ótimo acabamento. Se errar e deixar um pouco para trás, melhor parrar, limpar a espátula e recomeçar a partir do erro. O detalhe importante é limpar bem o pó de lixa, pois começa a embolar. Como este teto será lixado, fiz assim por divertimento, porque demora mais.

Agradeço ao Cabinho pelo comentário em seu site, sobre O Baleia. Espero poder lhe dar uma carona em um passeio na Baia de Guanabara em breve.

sábado, 28 de abril de 2012

FECHADO

Dia de festa para o Baleia. Para mim não, pois não aguento nem com o copo de cerveja. Trabalhei duro o dia inteiro (na verdade parte dele), mas consegui colar o "telhado" todo. Notar uns pedaços de compensado envolto em fita plástica para não grudar, que usei como repuxo nas emendas.

 Na bolha deu mais trabalho, mas com um monte de parafuso de inox deu certo.

Coloquei uns "repuxos" por dentro para fazer a bolha. Amanhã tiro tudo.

Agora é lixar e dar o shape adequado.

quarta-feira, 25 de abril de 2012

PROTEÇÃO TÉRMICA


Vista de popa de como ficou a proteção térmica em isopor. Fica muito mais facil cortar antes de fechar o teto. Agora é cortar a manta reflexiva (de telhado) e depois colar o "Telhado".

Vista de proa. Ficou mais bonito que a foto. Dá uma impressão de "barco" mesmo. Não parece mais um monte de madeira cortada e colada em forma de canoa.

E você? Está esperando o que para começar logo sua obra? A sogra mudar para sua casa?

terça-feira, 24 de abril de 2012

SEGUINDO EM FRENTE II


Com o forro cortado (deu foi trabalho de ajuste) fica muito bonito o Baleião. Fiz as tiras do forro entre vaus em uma peça só, para dar bom acabamento. Será que vai funcionar? Será que vai ficar fazendo nheque nheque o tempo todo? Já pensou, uma noite estrelada, uma música agradável, um vinho maravilhoso e o Baleia fazendo nheque nheque?
Detesto barulho, tipo aqueles de carro que ninguém escuta, mas que me deixa alucinado. Minha esposa diz que eu tenho toque. Eu acho que é nheque!



Fixei a parede da porta do banheiro, para permitir o ajuste do forro.




Depois vai ser o teste do velcro no forro, pois se colocar pouco cai, muito não sai mais sem quebrar.


LUTO

Gostaria de prestar uma homenagem ao meu grande amigo Fagundes, arquiteto dos bons, que junto com sua filha Laila (20), passaram para o Oriente Eterno, vítimas de um acidente de carro.
Nossa querida Rose, esposa do Fagundes, foi internada, mas graças a Deus, sem muita gravidade e já recebeu alta.
Siga em frente meu amigo.

"A vida é boa quando todos riem quando nascemos e choram quando morremos". E assim está sendo.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

FORRO DEFINIDO


Notar o sarrafo de 1,5x2 que coloquei na borda para prender o forro.




Estou aproveitando que ainda não colei tudo para tirar o molde e cortar o forro, que será em compensado fino (#5mm). Aqueles que não foram utilizados no "telhado". Vou prender com velcro...isso mesmo, velcro. Segundo o Gustavo, da Barracuda, é mais dificil tirar do que parece.

sábado, 21 de abril de 2012

VISITA À BRAÇOLA

Recebemos ontem a visita do Cleuber, que veio conferir a execução da Braçola de Bombordo. Ele mora em Macaé e deve começar breve a construção de um Samoa 28' também. Bem vindo ao time Cleuber. Ao lado, Jorginho, meu fiel escudeiro, que acabara de chegar com o grogue.



O Cleuber pode conferir que a indústria naval brasileira amadora é feita de vinte minutos de cola e duas horas de cerveja.

No meu levantamento de custos, se um dia tiver, a skol vai estar disputando custos com resina, cedro e motor.

As fotos estão tremidas, acredito eu, em virtude de algum terremoto no oceano índico, não pelas latas que eu já havia derrubado.

E bamos em frentch, uh!






quinta-feira, 19 de abril de 2012

BRAÇOLA DE BOMBORDO II

Colando a Braçola de Bombordo. Não pude fechar porque tem muitos parafusos provisórios, que amanhã terei que tirar. Aproveitei e dei a primeira demão de resina na região toda.
Se atrás deveria chamar "COSTOLA" onde se senta poderia ser "BUNDOLA". Nada mais lógico.

Dezembro de 2013 está chegando e ainda falta muito. Vamos com tudo.

PAIOL DE GÁS III E BRAÇOLA DE BORESTE


Braçola de boreste colada e Paiol de Gás fibrado. Lógico que seria muito mais fácil se tivesse feito antes de fechar por cima, mas a aflição de ver logo pronto nos faz errar a ordem dos trabalhos. Notar que as quinas da Braçola foram arredondadas para permitir a fibragem depois e dar acabamento.
Esta boca enorme do Paiol de Gás será diminuida quando executar a portinhola, mas se não fosse isso, seria impossivel trabalhar dentro.




Aqui uma posição ridícula de um pobre mortal, tentando lixar e fotografar ao mesmo tempo, dentro do Paiol de gás, para dar mais realidade à obra. Notar que a câmera está apontando para baixo.


Agora é comprar um butijão de gás dos pequenos para poder fazer os batentes (like "Caprichoso").




Navegar é preciso, fazer seu próprio barco e sair pelo mundo, também é preciso.



terça-feira, 10 de abril de 2012

FESTA PARA O BALEIA III

Comemoramos hoje mais de vinte mil entradas no blog do Baleia.

Fico muito honrado e feliz de ver os amigos antigos e os novos amigos lendo, deixando comentários de "força", trocando idéias e se animando a começar seu barco.

Espero terminar logo esta obra para poder participar da REFENO ao lado dos SAMOAS 28 dos meus companheiros.

Abraços à todos

UHUU AHAA O BALEIA QUER NADAR

domingo, 8 de abril de 2012

PAIOL DE GÁS II


Acima começo a esboçar a portinhola de acesso ao paiol de gás. Corta, recorta, estuda outra maneira, mas enfim consegui.
Notar a Braçola de boreste ajustada, ou como falou minha digníssima esposa, "costola".


Fiz umas canaletas para encaixe da portinhola que evitará o embarque de água no paiol de gás. Notar que é inclinada para obrigar a água a escorrer, mas em uma orça apertada, com amuras a bombordo, e todos os tripulantes gemendo de medo do barco virar, acho que pode entrar umas gotas de água.


Achei um pouco baixa a altura do paiol de gás, mas antes de espernear e quebrar tudo, vou comprar as conexões e montar o sistema.

BRAÇOLAS

Iniciei também a Braçola de boreste. Estou aproveitando os últimos sarrafos de 2x2 que ainda tenho. Nestes encaixes ainda sobra trabalho de plainar os sarrafos para assumir o ângulo certo. Nada que a super plaina elétrica e depois a lixadeira não resolvam.


Assim ficou a Braçola de bombordo, ainda sem colar, só ajustada.

O mais dificil foi fazer a de boreste igual. Parece facil, mas não é. sempre tem um cabelinho a mais.

Fui aproveitando cada pedaço de compensado, e assim me sobraram algumas folhas.


Não vejo a hora de colar tudo e partir para fibra.



sábado, 7 de abril de 2012

BRAÇOLA DE BOMBORDO

Comecei a cortar e ajustar a Braçola de bombordo. Os cortes foram rápidos e simples, exceto uma pecinha que tinha ângulo para tudo que é lado. Com lixadeira fui domando a "marvada" que ajustou melhor que boca de bode.




Ainda não está colada, mas coloquei um pedaço de compensado para apoiar as costas, sentei em posição de timoneiro e fiquei sonhando em voltar ao Caribe, só que com o Baleia.

Se viajar já é bom, sonhar melhor ainda.



Para os que precisam de um empurranzinho para iniciar sua obra, aqui vai: ficar no estaleiro com mais de 40ºC suando igual uma vaca louca, mas curtindo cada minuto, não tem preço.



quarta-feira, 4 de abril de 2012

QUASE FECHADO MESMO

Coloquei uma escada provisória para dar entrada ao "covil do alucinado".



Agora é só colar, depois lixar, resinar, fibrar, lixar, emassar, lixar novamente, acertar, lixar mais uma vez e finalmente, Galverette e EPA. E depois, lixar mais um pouco.


terça-feira, 3 de abril de 2012

QUASE FECHADO

Aproveitei para colar as laterais. Ficou bem forte a armação toda.

Agora é partir para fechar todo o convés.





domingo, 1 de abril de 2012

FECHANDO II

Estou trabalhando em duas frentes, ou melhor uma na frente e uma nos fundos (sick!).
Acima, comecei a montar a estrutura de popa, com muito cuidado para que as peças se encaixem em ordem pois se errar, não dá para montar as próximas. Parece um grande quebra cabeça.



O teto bolha está ficando bem bonito, com suas dezenas de "asas de frango". Decidi também fazer tudo com compensado de 9mm, modificando o que dizia no projeto. Achei que conseguiria fazer as curvas nos dois sentidos, diminuindo o tamanho das peças de compensado. Claro que acrescenta trabalho de encaixe em "asas", mas acho que valeu a pena. Ainda não colei mas já está no jeito.

O BALEIA QUER ÁGUA PARA NADAR.